segunda-feira, 13 de junho de 2016

NOTA DE IMPRENSA - FEIRA DE BADAJOZ TERMINOU ONTEM

 
    Terminou ontem a Feira do Toiro e do Cavalo, Ecuextre 2016 
 
A Feira do Toiro e do cavalo, Ecuextre 2016, encerrou ontem as suas portas depois de quatro dias de incessante afluência de público. Cerca de 20.000 pessoas, desfrutaram do completo programa de actividades que abrangia os dois sectores de grande importância como os do toiro e do cavalo. 
 
A feira começou na passada quinta feira estando presentes no acto inaugural, D. Francisco Javier Fragoso, Alcalde do Ayuntamiento de Badajoz, Dª Cristina Herrera, Delegada do Governo na Extremadura, D. Antonio Cabezas García, Dtor. Gral. de Agricultura e Ganadería da Junta de Extremadura, Dª María José Solana Barras, Delegada conselheira de Feira de Badajoz. IFEBA, D. José Antonio Morante Camacho “Morante de la Puebla”, torero, Dª Carmen Pinilla Crespo, Presidenta da Associação Extremeña de Criadores de Cavalos de Pura Raça Espanhola e Dª. Pepa Dueñas, Directora da Feira. 
A Exposição “Morante de la Puebla, del Río”, uma das máximas figuras do toureio a pé de todos os tempos, deu-nos a oportunidade de mostrar ao nosso público uma amostra sem procedentes onde se puderam ver objectos tanto de índole pessoal como profissional, com fotos inéditas, troféus, capotes de passeio e os trajes de luzes mais significativos de sua carreira, para além de outros pertences seus de grande valor. 
 
 Ecuextre continua com um marcado carácter internacional, no qual já é uma constante pela proximidade com Portugal e no caso da Ecuextre pelo “Programa de Compradores Internacionais” que organizaram uma edição mais, em colaboração com a Extremadura Avante.
Contando este ano com a presença de compradores procedentes da Colômbia, Reino Unido, Suécia, Holanda, Dinamarca e Alemanha, que realizaram importantes operações comerciais. 
O sector equestre teve uma vez mais grande protagonismo na feira, com a realização de um elevado número de exibições e competições de diferentes disciplinas como o II Concurso Nacional de Doma Vaqueira, o II Troféu de Doma Clássica, III Troféu Campeoníssimos, IV Troféu Ibérico de Salto... Destacando o I Concurso Morfológico de P.R.E., que era uma das novidades desta edição e teve direito a uma grande aceitação por parte dos ganadeiros e do público em geral.
Também o mundo taurino ficou amplamente representado no nosso  programa.
 
Destaque para as Tertúlias Taurinas "Mano-a-mano" que contaram com diversos e relevantes protagonistas como os matadores Eduardo Dávila Miura e José Garrido, acompanhados pelo jornalista Juan Ramón Romero. 
Também Emílio de Justo, Diego Ventura, Ginés Marin, Roca Rey e Adolfo Martin estiveram presentes ao longo dos dias da feira.

O II prémio Ibérico Ecuextre  2016 foi dirigido ao veterano toureiro português Joaquim Bastinhas. 
Também se entregaram dois reconhecimentos especiais, em homenagem póstuma, foi entregue um galardão ao ganadeiro Bernardino Píriz, numa emotiva homenagem por toda a sua vida dedicada à criação do toiro de lide, onde esteve presente a sua família. 
Outro reconhecimento foi para o matador de toiros Victor Mendes, pelo 35º aniversário da sua alternativa. 
No domingo dia 12, o protagonismo recaiu sobre Portugal, com a realização de um tentadero dirigido por Victor Mendes, uma demonstração de pegas pelo Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, entre outras actividades que atraíram um grande número de aficionados.
Contou-se ainda com outras amostras permanentes "Jindama" exposição fotográfica taurina, obra de José Ignácio Rodriguez e uma exposição de pintura "Puro Alcón" obra de Jacinto Alcón. 
Uma feira de grande importância, onde mais uma vez se ocupou todo o espaço disponível da IBEFA, cerca de 30.000m2  dos quais 10.000m2 são cobertos e o resto ao ar livre. 
As empresas expositoras foram cerca de 92, mais as éguas e os ginetes participantes nas diversas competições e exibições, sendo aproximadamente 30% lusos. 
Também o número de cavalos aumentou este ano, aproximadamente 250 exemplares, devido à integração na feira dos campeonatos desportivos.
Da organização, termina esta feira, uma vez mais com um valor muito positivo devido à grande receptividade tanto dos empresários como dos aficionados. 
Posicionando um ano mais Badajoz como centro de um dos sectores de mais importância a nível histórico e económico tanto a nível regional como nacional.  

 
Copyright © 2013 PORTA DOS SUSTOS