terça-feira, 14 de junho de 2016

"ÚNICO FOSTE E SERÁS UMA ESTRELA!"

Único”, como o nome indica foi mesmo único, fiel amigo e companheiro na quadra de Marcelo Mendes. 
Um cavalo Luso – árabe que nasceu em 2001 e que sempre se destacou pelo seu brilhantismo em praça.


Começou a tourear com 5 anos pelas mãos de Marcelo Mendes.
A primeira vez que toureou foi no Alandroal. 
Seguiram-se mais actuações sendo, as mais importantes, na Malveira em 2010, onde compartia cartel com, Rui Salvador, Zé Luís Gonçalves e Manuel Dias Gomes e no ano passado, a 22 de Agosto, em Alter do Chão.

“Único”, foi um cavalo dotado de características extraordinárias como "a proximidade dos toiros, o carácter e o sentimento que punha em tudo o que fazia, como se tivesse vontade própria. Eu é que acabava por ir ao gosto dele”, acrescenta Marcelo Mendes. 

Marcelo Mendes teve ao longo da sua carreira alguns professores de equitação, mas foi este cavalo o seu melhor professor. Foi com ele que mais aprendeu.” Montei já muitos cavalos, alguns com bastante qualidade, mas nunca nenhum que se equiparasse ao "único",
muitos foram os momentos de cumplicidade".

Mas a vida deste guerreiro viria a mudar a 26 de Setembro de 2015, quando Marcelo Mendes foi montar o cavalo, trabalho diário que a sua profissão exige, reparou que o “Único” não estava bem. De imediato foi transferido de urgência para a clínica onde foi diagnosticado uma alteração a nível intestinal, que o levou a ser submetido a uma intervenção cirúrgica bastante delicada. Esteve um mês internado e quando regressou a casa, desenvolveu uma hérnia no sitio da costura. Marcelo Mendes, em consideração ao que este cavalo significa(ou) para si decidiu não o levar mais a tourear devido ao esforço que isso lhe iria causar, colocando em risco a sua vida.

O “Único” teve como final de “carreira” o merecido descanso do guerreiro, no campo a cobrir as éguas com a esperança que um dos seus filhos tenha características idênticas e possa proporcionar iguais momentos inesquecíveis de toureio.


A última actuação foi a 20 de Setembro de 2015,
em Coruche, na corrida do 15º aniversário da alternativa da Cavaleira Ana Batista.

Único sempre foste e serás uma estrela!

Maria João Mil-Homens
Fernanda Rita



 
Copyright © 2013 PORTA DOS SUSTOS