segunda-feira, 1 de agosto de 2016

JOÃO MOURA CAETANO - EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DOS 10 ANOS DE ALTERNATIVA - CIT MONFORTE

O CAVALEIRO JOÃO MOURA CAETANO COMEMORA ESTE ANO 10 ANOS DE ALTERNATIVA.
João Benito Moura Caetano, nasceu em Portalegre em 10 de Setembro de 1983. Descendente de uma das mais importantes figuras do toureio, o seu pai, Maestro Paulo Caetano, respirou desde sempre o ambiente taurino e com naturalidade se tornou um amante da Festa Brava e de toda a sua envolvente.
Começou a montar muito jovem, a aprender os primeiros passos com o seu pai na Herdade das Esquilas, e com apenas 9 anos de idade, apresentou-se em público na praça daquela que considera como a sua terra, Monforte, em 13 de Agosto de 1992.
Após várias atuações em Portugal, estreou-se em Espanha, na localidade Valverde del Fresno (Cáceres) em 15 de Agosto de 2000. Em Abril de 2004 fazia história aquando da sua apresentação na Real Maestranza de Sevilha, coroou-se de êxito com o corte de uma orelha a um toiro de Fermin Bohorquez. Em 2005 e 2007 abriu a temporada nas Fallas de Valência, honra ambicionada por qualquer toureiro.
A alternativa de cavaleiro profissional teve lugar no cenário mais importante do mundo, no que diz respeito ao toureio a cavalo, e no ano em que o Campo Pequeno reabre as suas portas, depois da profunda remodelação de que foi objeto, o dia 8 de Junho de 2006 constitui uma efeméride, pois a de João Moura Caetano foi a primeira alternativa concedida no novo Campo Pequeno. O seu Pai foi o padrinho, tal como da ganadaria de seu pai foi o primeiro toiro que toureou como profissional.
No espaço de três dias toureia nas duas maiores praças do toureio, pois apenas dois dias depois, em 10 de Junho, faz a confirmação da sua alternativa em Madrid (Las Ventas), na prestigiada corrida do Aniversário da Praça. Fermin Bohorquez apadrinha a confirmação, perante toiros de Sanchez Cobaleda.
A 9 de Setembro de 2012, toureia 6 toiros na praça da sua terra, perante toiros das ganadarias de sua avó Maria Guiomar Moura e de seu pai. Participou ainda nesta corrida, a titulo excecional, num momento de improviso, o seu pai, lidando um toiro a duo. A corrida de beneficência para a paróquia de Monforte, resultou num enorme êxito artístico, saindo da praça levado em ombros.
As temporadas de 2012 e 2013 foram o galvanizar da sua carreira como figura do toureio, obteve sonoros triunfos nas mais importantes praças e foi considerado pela crítica, máximo triunfador destas temporadas.
Possui uma quadra de cavalos magnífica, entre os quais o Aramis, Temperamento, Xispa, Zidane, Belmonte. É o único cavaleiro no mundo que toureia quase exclusivamente com cavalos de ferro da sua casa.
 
Fonte: CIT MONFORTE 
 
Copyright © 2013 PORTA DOS SUSTOS