quinta-feira, 6 de outubro de 2016

FEIRA DE OUTUBRO EM VILA FRANCA DE XIRA - CRÓNICA POR JOSÉ LUIS FIGUEIREDO

 
Com a temporada a caminho do encerramento, a Palha Blanco, foi palco para duas excelentes corridas de toiros, levadas a efeito pelo empresário Paulo Pessoa de Carvalho, um dos mais antigos e competentes neste jardim à beira mar plantado.

PRIMEIRA DA FEIRA  -    CORRIDA MISTA
Foram lidados 4 toiros de Passanha a cavalo que proporcionaram aos toureiros boas condições para mostrar serviço, algo bem aproveitado por Luís Rouxinol que com duas excelentes prestações "disse" a todos os presentes a razão (razões) da sua triunfal temporada.
Também Filipe Gonçalves esteve em plano triunfador, sobretudo nos curtos, alguns deles de "parar o coração". Filipe Gonçalves muito bem montado, foi esta temporada o toureiro que mais "apertou" com os instalados numa constante e saudável luta pelo "trono".

FORCADOS
Pelos Vilafranquenses foram solistas Francisco Faria e David Moreira. Paulo Oliveira e João Mesquita representaram a capital do Sorraia, todos eles bem tecnicamente tornando as "coisas" fáceis o que nos tempos actuais é sempre de enaltecer. 
 
TOUREIO APEADO
Ao matador António Ferreira, tocou-lhe em sorte dois toiros de Falé Filipe que ao contrário do habitual não foram umas "babosas" antes pelo contrário, saíram algo intempestivos, investindo com agressividade obrigando o toureiro a redobrada concentração. O jovem matador vilafranquense esteve à altura das circunstâncias  desenvolvendo duas excelentes actuações deixando no ar aquela sensação de que merece mais oportunidades.

NOTAS ALTAS 
Director de corrida - Rogério Jóia = Aficion e competência.
Bandarilheiros - Paulino, Oliveira, e Ferreira deste vez Cláudio Miguel não participou mais uma vez chamados a agradecer após tércios de bandarilhas, começa a ser frequente. Porque Será?


SEGUNDA CORRIDA DA FEIRA
A nocturna de terça feira, é conhecida na gíria pela corrida dos forcados, apodo esse originário no facto dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira enfrentarem a solo os toiros tradicionalmente de ganadarias designadas por duras.

FORCADOS AMADORES DE VILA FRANCA DE XIRA
Para a rapaziada das ramagens a noite foi triunfal com o cabo Ricardo Castelo (grande pega) , a dar o exemplo, a abrir a contenda perante um poderoso Palha.
Emanuel Matos -  muito bem à segunda, demonstrando que para além de excelente primeiro ajuda tem outras aptidões.
Vasco Pereira - sentiu dificuldades, que com a habitual valentia resolveu à quarta tentativa.
Rui Godinho - a classe do costume, grande pega.
Marco Ventura - decidido, seguro e eficiente a emendar David Moreira violentamente derrotado pelo poderoso toiro de Canas Vigouroux.
Francisco Faria - Deixamos propositadamente o Francisco para o final ele pegou primorosamente nas duas corridas da feira. A forma como serenamente enfrenta os toiros, a paixão com que o faz, a subtileza com que após uma " derrota" compõe a imagem e em silêncio diz bem alto:
- Calma estou aqui.
É sublime, são estas pequenas (grandiosas) coisas que fazem a diferença. Diz-se que filho de peixe sabe nadar, que, quem sai aos seus não degenera, enfim diz-se tanta coisa, mas eu sem qualquer receio digo mais este :
- Jovem vai acrescentar mais uma linda história de amor à arte de bem pegar toiros.
OLÉ FORCADO.

CAVALEIROS
António Telles sentiu enormes dificuldades no Palha com que abriu a função passando por inumeros apertos, nem sempre foi "culpa" exclusiva do toiro que atalhava caminho, o que numa arena de reduzidas dimensões é complicado. 
No segundo com ferro Canas de Vigouroux esteve bem melhor, numa lide já com a sua assinatura.
Duarte Pinto, duas lides ao seu estilo sem comprometer, mas também sem algo de relevo.
Francisco Palha, a jogar em casa perante o seu publico, esteve enorme, grande toureiro, não fique ele apeado e pró ano conversamos.

CAMPINOS
Vila franca de Xira é terra mãe da campinagem, em ambas as corridas os toiros foram primorosamente recolhidos a cavalo, pelos campinos Fábio Rocha e João Fernando que honraram sobremaneira a sua gente.

José Luís Figueiredo
 
Copyright © 2013 PORTA DOS SUSTOS