terça-feira, 11 de outubro de 2016

Feira Rural Beja 2016

 Coincidindo com o início do certame foi inaugurado o espaço Festa Brava, local onde pode desfrutar de um ambiente taurino e muito aficionado, oferecido pelas peculiaridades de cada stand e pelos eventos dinamizados e programados até dia 9 de Outubro.

O primeiro dia do certame fica marcado pela inauguração da exposição 'Tauromaquias com História' da autoria do Prof. Marco Gomes e que estará disponível ao público até dia 05 de Novembro de 2016 na Pousada de São Francisco.

Foi significante a afluência de gente do meio, aficionados da terra e amigos do autor da exposição, decorrendo o evento em tom agradável e com um oportuno cocktail.

A apresentação foi abrilhantada com um pequeno espectáculo de Sevilhanas e a tertúlia em redor do grande e riquíssimo espólio do Prof. Marco Gomes resultou agradabilíssima e muito interessante.








DIA 2
Calor abrasador, sol e muita aficón marcaram o segundo dia do certame Festa Brava da Rural Beja 2016.

Pela manhã, e a cargo do Prof. Marco Gomes, instruí-se e cultivaram-se maneiras e ensinamentos taurinos a um grupo de jovens do Centro de Paralisia Cerebral de Beja, que se aliou com gosto e disponibilidade à
atividade. Entre trajes de luces, casacas, jaquetas e capotes promoveu-se a festa junto de um público especial, e o resultado obtido foi gratificante.

A iniciativa voltou a repetir-se pela tarde mas com um público-alvo distinto: as crianças dos Infantários e Escolas de Beja. 
A atividade reuniu agrado e muito interesse, despertando curiosidades fascinantes às crianças, que se divertiram simulando as sortes do toureio enquanto ouviam atentamente as explicações do Prof. Marco Gomes.

A Escola de Toureio da Moita do Ribatejo, guiada pelo Matador Luís Vital Procuna, foi a estreante no picadeiro Diogo Sobral, seguindo-se uma demonstração de toureio a cavalo por parte do jovem amador Pedro Afonso. As pegas estiveram a cargo da 'escola' dos Amadores de Beja, que constituíram um autêntico regalo para quem os vislumbrou, dada a quantidade de jovens que se apresentou e a felicidade e afición que emanaram.

O dia terminou com a apresentação em colóquio do livro 'José Júlio - Vida e Tauromaquia', da autoria de Alberto Franco, que reuniu um número considerável de espectadores e gente do meio. 












 
Copyright © 2013 PORTA DOS SUSTOS