terça-feira, 28 de agosto de 2018

CRÓNICA DA CORRIDA DO 25º ANIVERSÁRIO DA TVI - POR JOSÉ LUIS FIGUEIREDO


A corrida TVI, foi em traços gerais uma excelente corrida de toiros, daquelas que nos enchem a alma e fazem aficionados.
O êxito, ou o fracasso, de uma corrida depende muito dos artistas, mas sobretudo dos toiros e  esse foi um aspecto bem cuidado pela empresa organizadora, a escolha da ganadaria triunfadora de JOAQUIM GRAVE foi o primeiro passo, seguiu-se uma criteriosa selecção de seis estampas de imponente apresentação morfológica, pelagem vistosa e diversificada que agradou de sobremaneira aos presentes e certamente à multidão de aficionados que a seguiram via TVI. 
Em termos de bravura o curro foi equilibrado, dois toiros excelentes, dois a servir bem e dois menos colaborantes, mas todos eles de enorme seriedade, a pedir contas bem ao gosto dos aficionados touristas. 

CAVALEIROS 
As lides a cavalo, estiveram entregues  à fina flor do toureio a cavalo.
ANTÓNIO TELLES muito bem no primeiro, sentiu algumas dificuldades no segundo, um manso que se adiantava, mas com classe, raça e toureiria deu-lhe a volta.
LUÍS ROUXINOL excelente prestação no primeiro, mas foi no seu segundo que armou o taco, com uma actuação completa a deixar os espectadores rendidos ao seu "canto".
JOÃO MOURA JR. também ele bem no seu primeiro, mas foi no que encerrou a triunfal noite lisboeta, que abriu o livro e nos ofertou uma sensacional actuação, coroada com ferros frontais que levaram a plateia ao rubro.

FORCADOS 
AMADORES DE VILA FRANCA DE XIRA 
Noite de glória dos vilafranquenses, agora e sempre um dos melhores na arte de bem pegar toiros. Vasco Pereira, Márcio Francisco e Francisco Faria superiormente ajudados pelo grupo, deram uma magistral lição de como se pegam toiros. 
APOSENTO DA MOITA  
Pegar toiros da divisa GRAVE não é, nunca foi, tarefa fácil e neste momento, todos sabemos que o Aposento da Moita, pese o seu glorioso passado, está a atravessar um mau momento e pegar uma corrida TV,  não é de todo aconselhável. Enfim...!?  Leonardo Mathias, com uma excelente pega, no que encerrou a corrida tentou "juntar os cacos".

Um abraço 
José Luís Figueiredo 
 
Copyright © 2013 PORTA DOS SUSTOS