segunda-feira, 27 de maio de 2019

MOITA DO RIBATEJO ROUXINOL JR. ENCANTA - CRÓNICA POR JOSÉ LUIS FIGUEIREDO

FOTO: MÓNICA MENDES
A Daniel Nascimento, registou no passado domingo, uma excelente entrada de um público festivo, de aplauso fácil, o que contribuiu de sobremaneira para o êxito da corrida. 
ROUXINOL JR. sem se amedrontar com o facto de repartir cartel com os maestros João Moura e António Telles, o toureiro das Faias entrou em praça com ganas de triunfo. Abriu a função com dois compridos de excelente execução, nos curtos manteve a bitola, no último da tarde iniciou com uma emocionante e arriscada sorte de gaiola, seguiram-se curtos, violinos e ferros de palmo alicerçados em bregas de enorme maestria, que levaram a bancada ao rubro. JOÃO MOURA e ANTÓNIO TELLES apesar de  menos brilhantes, proporcionaram-nos bons momentos de toureio. 
TOIROS-  tarde triunfal da ganadaria PALHA, em seis toiros apenas dois tiveram coisas menos positivas, o primeiro que na parte final da lide procurava as tábuas e o quarto da ordem algo reservado na investida, os restantes foram fabulosos a investir em todos os terrenos.
FORCADOS - Pegar seis toiros da prestigiada ganadaria Palha ao primeiro intento, não é tarefa ao alcance de qualquer grupo, é um facto que os toiros não complicaram, investiram forte mas por direito e de cara levantada o que "facilita" um pouco. 
AMADORES DE VILA FRANCA DE XIRA sem sombra para duvidas um dos melhores no panorama nacional, pelos vilafranquenses abriu praça JOÃO LUZ que após deficiente reunião, brigou na  cara do toiro, quis lá ficar, o que aconteceu com o grupo a ajudar primorosamente. GUILHERME DOTTI muito bem tecnicamente em todos os tércios e bem ajudado. PEDRO SILVA encerrou com um pegão superiormente ajudado pelo grupo, CARLOS SILVA voltou a demonstrar, na Daniel Nascimento a razão porque é o melhor na arte de bem rabejar. 
APOSENTO DA MOITA  o cabo LEONARDO MATHIAS com um pegão, deu o exemplo, JOÃO VENTURA também muito bem, deu continuidade ao bom momento do grupo MARTIM COSME LOPES após reunião alta, fechado só com um braço aguentou duros derrotes até à intervenção dos companheiros. REGRESSO QUE SE SAÚDA, o grupo de forcados do Aposento da Moita, comandados por Leonardo Mathias, um forcadão que dá a cara, que vai ao toiro honrando a tradição, está de regresso ás grandes actuações, BEM VINDOS. 

Um abraço 

José Luís Figueiredo

 
Copyright © 2013 PORTA DOS SUSTOS