segunda-feira, 13 de maio de 2019

MONTIJO CORRIDA DOS FUZILEIROS - CRÓNICA POR JOSÉ LUIS FIGUEIREDO


A monumental montijense foi no passado sábado palco para a corrida dos ex combatentes fuzileiros. 
TRIUNFO GANADERO, foram lidados seis toiros de Fernandes Castro, todos eles de excepcionais qualidades proporcionando a toureiros e forcados condições ideais para prestações de cariz triunfal. 
CAVALEIROS - a lide a cavalo estava a cargo de três jovens de estilos diferentes, mas de elevado teor artístico. DUARTE PINTO mais à antiga Duarte rubricou duas actuações bem ao agrado dos presentes que retribuiram com fortíssimos aplausos. ROUXINOL JR. a jogar em casa Luís André elevou a fasquia e ofertou-nos duas actuações de alto gabarito. ANTÓNIO PRATES num bem evidente aviso à navegação Prates voltou a "dizer" para que não restem dúvidas que não quer ser apenas mais um que vem para apertar com os instalados. Depois do estrondoso êxito na Palha Blanco voltou a arrasar no Montijo, aquele penúltimo curto dificilmente se apagará na nossa memória. Venha outro... 
FORCADOS - o troféu para a melhor pega ostentava o nome de JOSÉ COISINHAS, antigo e emblemático forcado dos Amadores do Montijo e Sargento - Mor fuzileiro, pelos quais diversas vezes condecorado pela sua heroicidade ao serviço da pátria. 
Em disputa do troféu os grupos Amadores do Ribatejo, Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo, que sejamos claros não dignificaram a arte de pegar toiros à excepção de JOÃO PAULO DAMÁSIO pelos Amadores do Montijo, no ultimo da tarde que realizou um pegão, o restante foi ... um quadro de miséria. 
Como antigo e orgulhoso fuzileiro, resta-me agradecer aos empresários João Pedro Bolota e Abel Correia o esforço para reativar a corrida dos fuzileiros, a presença dos Comandantes José Almeida Viegas (homenageado), Francisco Helhano Preto, Henrique (Ita) Vacas de Carvalho, icóne dos forcados Amadores de Montemor, Oliveira Monteiro um forcadão que honrou as jaquetas da Chamusca e Montijo ao médico cirurgião, Lima de Carvalho de serviço à praça, também ele meu colega nos fuzileiros e claro ao meu querido amigo, fuzileiro especial e forcado de eleição Francisco Costa e a todos os fusos que marcaram presença.

Um abraço
José Luís Figueiredo
 
Copyright © 2013 PORTA DOS SUSTOS