segunda-feira, 16 de setembro de 2019

MOITA DO RIBATEJO CONCURSO DE GANADARIAS - CRÓNICA POR JOSÉ LUIS FIGUEIREDO


A tradicional corrida de quinta-feira na Daniel Nascimento, foi palco para um bem apresentado CONCURSO DE GANADARIAS, foram lidados toiros de Jorge Carvalho, Condessa de Sobral, Ascenção Vaz, Passanha, Prudêncio e Mata Demo que ganhou os prémios em disputa. 
Como habitualmente, o grupo de forcados AMADORES DO APOSENTO DA MOITA actuou em solitário, foram caras, Ruben Serafim, João Ventura na pega da noite, Martim Cosme, Leonardo Mathias, Marco Ventura a dobrar o lesionado Martim Afonso e João Gomes. Os caras de uma forma  geral estiveram todos em bom plano, algo que não aconteceu em relação ao restante grupo.
CAVALEIROS - em relação ao toureio a cavalo, os mais jovens impuseram-se aos maestros, ROUXINOL JR. com raça, valentia e toureiria deu a volta ao manso e perigoso toiro de Prudêncio Santos e ANTÓNIO PRATES que perante ao bravo de Mata-o-Demo, triunfou fortemente com ferros frontais a criar calafrios. Os consagrados ANTÓNIO TELLES, LUÍS ROUXINOL E JOÃO MOURA JR. estiveram bem, mas sem algo de realce. ANDRÉS ROMERO também não acrescentou nada digno de registo. 
CAMPINOS, tal como na corrida anterior, em que a recolha esteve a cargo de dois prestigiados campinos, nesta noite a tarefa esteve a cargo de outros dois monstros da campinagem os irmãos JOAQUIM e GABRIEL da Casa Agricola Manuel José da Ursula, cuja classe e eficiência beneficiou de sobremaneira o desenrolar da corrida. 
MÉDICO, preponderante o papel do DR. ANTÓNIO PEÇAS na prontidão de socorro ao fotografo Fernando Clemente, colhido com gravidade no decorrer da corrida. Sabemos que o Doutor Peças não pode estar em todo o lado, mas que todos nos sentimos mais seguros com a sua presença, isso é um facto. OBRIGADO DOUTOR.

Um abraço
José Luís Figueiredo

 
Copyright © 2013 PORTA DOS SUSTOS