sexta-feira, 8 de maio de 2020

Corridas de Toiros realizadas à porta fechada... - Artigo de opinião por João Duarte

foto: D.R.


Corridas de Toiros realizadas à porta fechada...

Muito se tem falado acerca da eventual realização de Corridas de Toiros à porta fechada e, como qualquer outro assunto, todos nós somos livres de opinar o que quer que seja.
Contudo, importar ir ao cerne da questão, ou seja, o que é que se pode e deve fazer para que todos os envolvidos, nas ditas Corridas de Toiros, não sejam ainda mais esquecidos e como tal, prejudicados...
Sendo eu um defensor acérrimo de tudo o que envolve o mundo da tauromaquia na sua essência e na sua verdade, estranho ..., não entendo, ... questiono o porquê de toda esta celeuma e em haver pessoas contra esta iniciativa...
Será que não seria benéfico, vantajoso, proveitoso, ... a realização de duas ou três Corridas de Toiros, à porta fechada e transmitidas por um canal de televisão?
Não seria uma forma de manter vivo o espírito, a alma das gentes dos toiros?
Não seria um modo de relembrar, para não esquecer, todos os intervenientes de uma Corrida de Toiros?
Hoje em dia, quando um Toureio passa na rua, são poucas as pessoas que os reconhecem e, não tenho dúvidas, de que se nada for feito, esses ditos Toureiros acabarão, ainda mais cedo, por cair no esquecimento absoluto.
Também creio que estaremos a dar voz e razão àqueles que são contra e querem pôr fim a este gosto, infelizmente só apreciado realmente por alguns, que são as Corridas de Toiros.
É certo que o contacto com o público, a interação que se cria, os aplausos, a alegria, quando é positiva, é deveras importante, mas será que, quando por vezes as coisas correm menos bem, os Toureiros não prefeririam não ter pessoas a vaiá-los e a ofendê-los?
Todos nós temos a noção e a consciência de que a Tauromaquia tem vindo a atravessar um momento difícil, ainda mais agora com esta situação desoladora que assola o nosso País, o nosso Mundo, pergunto se não será altura de unirmos esforços, canalizarmos as nossas energias em prol da Tauromaquia, ao invés de cada um andar a puxar para o seu lado?
O Futebol que é considerado o Espectáculo Rei no Mundo e que gera milhões, vai realizar vários campeonatos e finais à porta fechada e nós, que brandamos aos sete ventos que adoramos a Tauromaquia e somos Aficionados, consideramos essa iniciativa incorreta?
Mais uma vez reitero, é tempo de pensarmos o que é melhor para a Tauromaquia e para TODOS os intervenientes na Tauromaquia, para não corrermos o risco de que quando acabar esta pandemia, não venhamos a ter apenas cinco/seis Corridas, sem qualquer tipo de divulgação e de apoio da Comunicação Social e então sim, com a autorização da entrada de público, mas as Praças de Toiros vazias...
João Duarte
 
Copyright © 2013 PORTA DOS SUSTOS